O que é a poupança?

A poupança é o dinheiro que nós temos e que não gastamos. É dinheiro que preservamos. Ou então que ainda não gastámos e que só vamos gastar mais tarde.

Enquanto não gastarmos os nossos recursos em consumo imediato, significa que mantemos estes recursos na nossa mão.

Isto quer dizer que, se aumentarmos a nossa poupança, estamos a aumentar a nossa riqueza.

Normalmente, quando falamos de finanças pessoais e nos referimos à poupança, estamos a falar em guardar o dinheiro numa conta dum banco, onde o risco de perdermos o que guardámos é baixo.

É claro que esta forma de poupança (guardar o dinheiro num banco) é também uma forma de investimento! É um investimento que, em princípio, é de baixo risco e de baixo rendimento.

O dinheiro que poupamos hoje serve, normalmente, para termos uma segurança no futuro. Esta segurança pode ajudar-nos a fazer face, por exemplo, a:

  • Perda do emprego,
  • Urgência médica,
  • Compra de casa ou de carro,
  • Necessidade de pagar a universidade aos filhos
  • Complemento da reforma

A poupança está ligada à prudência pois, geralmente, só consegue poupar quem conseguir ser económico na sua forma de consumir, evitando desperdícios e extravagâncias.

10 respostas em “O que é a poupança?

    • Ótimo!

      Vai lendo o blog, vai fazendo perguntas e, se a gente souber, a gente responde!

      Boa sorte!

  1. Os meus melhores cumprimentos!
    Estou muito satisfeito em saber que existe pessoas ou equipas que se preocupam com o desenvolvimento intelectual de outras pessoas, muito obriga pelo vosso contributo sobre a economia ajudou-me muito por isso desjo-vos tudo de bom e que Deus esteja convosco em tudo quanto fazem.boa sorte

    • Obrigado, Joao! Ainda bem que gosta do nosso blogue e continue a aparecer.

      Boa sorte para voce!

    • Olá Ana Carolina,

      Obrigado pela sua pergunta. A resposta nao é fácil e pode gerar alguma confusao. Nós tentamos ajudar e escrevemos sobre as Vantagens e desvantagens da poupança. Leia e nao deixe de perguntar se tiver mais dúvidas. Nós tentaremos responder!

      Boa sorte!

  2. Oii tudo bem gostaria de fazer essa pergunta eu tenho uma conta poupança pois ela não está mantendo a quantia que depositei ela esta cobrando por semana isso pode ou tenho que procura os meus direitos?

    • Olá Lilianny,

      O melhor é ler com cuidado o contrato que assinou ao estabelecer a conta-poupança. Muitas vezes as contas têm custos associados. Por exemplo, pode haver a cobrança de uma taxa fixa todas as semanas, ou todos os meses. Os bancos costumam chamar-lhes “taxas de manutenção” ou “custos de manutenção”. Se estes custos de manutenção forem mais elevados que o juro que o banco lhe oferece por você guardar o seu dinheiro na conta-poupança, o resultado é que o seu dinheiro vai diminuindo com o tempo. Isto é porque o banco tira mais dinheiro do que aquele que põe.

      Os custos de manutenção e os juros estão bem definidos no contrato que você tem com o banco. Leia esse documento com cuidado. Se não souber onde o colocou, tente pedir uma cópia ao banco. Compare os valores da sua conta e os do contrato. Se alguma coisa não estiver batendo certa, a primeira coisa a fazer é tentar entender o que se passa junto do banco. Se não ficar satisfeita com a resposta então, sim, deve lutar pelos seus direitos.

      Boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s